Ementa: Este curso trata da importância da adequação curricular como instrumento pedagógico para oferecer condições necessárias à aprendizagem do estudante com autismo, partindo de uma avaliação inicial, a fim de orientar a elaboração de adequações necessárias a este fim e ainda, contribuir com o professor e equipe pedagógica para o planejamento de um projeto individual de adequação curricular de acordo com as necessidades e potencialidades do estudante com autismo, observando a legislação vigente e os projetos políticos pedagógicos das instituições escolares.

Objetivo geral: Aprender a elaborar Adequações Curriculares para estudantes autistas.


Ementa: Breve histórico das políticas inclusivas. Educação especial, diversidade e legislação. Etapas da atuação docente. Estágios da aprendizagem discente. Atividades e materiais para o desenvolvimento do aluno da educação inclusiva. Práticas pedagógicas para alunos com dificuldades de aprendizagem e deficiência. O papel da escola em resposta às diferenças individuais.

Objetivo geral: Propiciar a compreensão de que a escola é um espaço essencialmente inclusivo, construído para atender à diversidade discente, contemplando a demanda educacional contemporânea e as suas práticas de ensino.


Ementa: Este curso pretende capacitar o participante para avaliar as etapas do processo de desenvolvimento da leitura e da escrita das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com vistas ao planejamento de atividades pedagógicas que estimulem esse desenvolvimento de acordo com o nível em que a criança se encontra. O participante será capaz de identificar o   início do processo da leitura e da escrita, além de perceber e avaliar os precursores da leitura para poder desenvolvê-los. Identificar as fases do processo de rabiscação e avaliar as produções gráficas das crianças. Perceber como as crianças desenvolvem a consciência fonológica e ter acesso a algumas sugestões de métodos de trabalho para a alfabetização.

Objetivo geral: Desenvolver no participante a capacidade de trabalhar as diferentes etapas do processo da leitura e da escrita em crianças com TEA.